quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dicas de como comer com etiqueta

Atitudes desagradáveis

Muitas ações revelam desatenção e até falta de respeito. Nós fizemos uma lista de pequenas atitudes que vão de encontro às normas de boas maneiras e devem ser evitadas:

Ler enquanto outros estão conversando
Conversar enquanto outros estão lendo
Dar gargalhadas ruidosas ou muito altas
Cortar unhas na presença de outras pessoas
Sair da Igreja antes da missa ser encerrada
Sussurar ou rir em uma Igreja
Deixar um estranho sem lugar para sentar
Não expressar gratidão ao receber um presente
Rir dos erros alheios
Começar a comer logo depois de sentar à mesa
Falar enquanto alguém está cantando ou tocando algum instrumento - é considerado um insulto ao artista.

Perguntas:

Quem começa a comer primeiro, o convidado ou o anfitrião?

À mesa, o certo é o anfitrião começar primeiro. Mas, como o anfitrião quase sempre é servido ou se serve por último, o mais simpático é que ele libere os convidados para começar a refeição.

Quando as pessoas já estão sentadas e chega um novo convidado, quem deve levantar?

Se a convidada for uma mulher, o homem se levanta e a mulher continua sentada. Se todos se levantam, vira uma grande confusão. A mulher só se levanta no caso da convidada que chega ser uma pessoa muito idosa.

Dicas:

Comportamento na presença do garçom
Em uma mesa de restaurante, se o garçom chegar e um assunto reservado estiver sendo conversando, o melhor a fazer é parar de falar enquanto a refeição é servida. Também é bom ficar atento com relação à proximidade dos pratos e bebidas para que não ocorra um acidente indesejável. No momento em que o garçom pedir licença para servir, o cliente deve inclinar-se um pouco para trás deixando um espaço livre. Deve-se agradecer em voz baixa.














Disposição dos talheres
A forma de usar os talheres à mesa é muito importante. Os garçons profissionais, por exemplo, interpretam sinais através dos talheres. Quando a pessoa quer indicar que ainda vai comer a refeição, deve colocar os talheres abertos no prato, como se formassem um ângulo de 45 graus. Nesse caso, a faca deve ser colocada do lado direito.












Já para demonstrar que a refeição foi finalizada, a pessoa deve colocar os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato. Esse é o sinal de que já está satisfeito.














Uso do Guardanapo
Muitas vezes, as pessoas ficam indecisas sobre como utilizar o guardanapo de tecido no restaurante, seguindo as regras de etiqueta. Ao sentar, a primeira coisa que se faz é colocar o guardanapo no colo. Se for engomado, deixe-o dobrado na horizontal, pelos vincos, para que não escorregue. Sempre que for levar o copo à boca, passe antes o guardanapo nos lábios. Se precisar levantar da mesa durante a refeição, lembre-se de colocar o guardanapo sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrá-lo. Ao fim da refeição, após o cafezinho, faça o mesmo.




















Comer frango com as mãos
Comer frango com as mãos é uma indelicadeza e falta de etiqueta. Por mais descontraída que seja a mesa, o correto é sempre usar garfo e faca. Em último caso, se outras pessoas não estiverem usando talheres e você não quiser deixá-las constrangidas, pode pegar uma asa ou uma coxa com o guardanapo de papel e comer com as mãos.











Comer massa
Cortar o espaguete é uma gafe, principalmente em restaurantes italianos. O correto é enrolar a massa no garfo, fazendo o movimento rotativo com o talher apoiado em sua extremidade. Assim, a massa absorve o molho. Pode-se também usar a colher como apoio. Ela fica segurada pela mão esquerda e o garfo leva a massa à boca.












Ordem do cardápio
Há uma ordem a seguir ao se elaborar o cardápio de um almoço ou jantar, ainda que não sejam servidos todos os alimentos relacionados. O mais comum é servir entrada, o prato principal que pode ser carne branca ou vermelha com guarnição e salada, sobremesa e queijos ou frutas. Nos menus mais requintados é servido o sobert, um sorvete muito leve, de fruta cítrica com pouco açúcar, conhecido como tira-gosto. O sobert serve para tirar o gosto do prato anterior, preparando o paladar para o seguinte.

Entrada ou hors d'oeuvre
Sopa
Peixe ou Ave
Carne com guarnição
Salada
Queijos
Sobremesa
Frutas









Macarrão com colher
A colher não é o talher indicado para encarar um bom prato de espaguete. O hábito de comer macarrão assim começou com os colonos italianos. Como tinham que fazer as refeições nos cafezais, usavam a mesma colher da sopa para a massa. É uma forma rústica. Prefira o garfo.














Guardanapo no pescoço
Os mocinhos e bandidos dos filmes de máfia italiana sempre penduram o guardanapo no pescoço. Não é elegante. O guardanapo deve estar sempre no colo. Só é admissível pendurá-lo no pescoço quando se está comendo uma massa com muito molho, e, ainda assim, em ambientes informais como cantinas ou dentro de casa.



















Limpar o prato com o pão
Não é um gesto refinado. Mas, se você não resistir ao molhinho que sobra no fundo do prato, tome o cuidado de espetar o pão com o garfo é mais educado. Na França, limpar o prato com o pão é considerado um elogio ao chefe de cozinha.

Um comentário: